Português PTEnglish (UK)

Bissau Acolhe Conferência sobre Controlo Externo das Finanças Públicas nos PALOP e em Timor-Leste

Bissau, 10 de fevereiro de 2017- Entre os dias 13 e 17 de fevereiro, Bissau acolhe a “Grande Conferência sobre o controlo externo das Finanças Públicas nos PALOP e em Timor-Leste: os atores, os papéis, os avanços, os desafios e o seu impacto na qualidade da governação”, no âmbito do Projeto para o Reforço das Competências Técnicas e Funcionais das Instituições Superiores de Controlo (ISC), Parlamentos Nacionais e Sociedade Civil para o controlo das finanças públicas nos PALOP e em Timor-Leste (Pro PALOP-TL ISC), implementado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD)  e financiado pela União Europeia.

Na abertura da conferência estarão presentes a Representante Residente do PNUD de Cabo Verde, Ulrika Richardson, o Embaixador e Chefe da Delegação da União Europeia de Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, o representante dos serviços dos Ordenador Nacional do FED da Guiné Bissau, Suleimane Djaló, assim como do Tribunal de Contas e da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau. Ainda estarão presentes os representantes do PNUD e da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau, e o Representante do Serviço Ordenador Nacional do FED de Cabo Verde, Luis Silva.

O evento, que terá lugar no Hotel Ledger Plaza, reunirá cerca de 65 representantes das Instituições Superiores de Controlo, Parlamentos Nacionais, Ministérios das Finanças e Organizações da Sociedade Civil, bem como da União Europeia, do Ordenador Nacional do Fundo Europeu do Desenvolvimento e do PNUD. Em análise estará o impacto do controlo externo das finanças públicas nos PALOP e em Timor-Leste, de 2014 a 2016.

A conferência visa ainda diagnosticar os progressos realizados e os principais constrangimentos no controlo externo das finanças públicas nos PALOP e em Timor-Leste, na perspetiva de cada um dos seus atores relevantes, reforçando assim os resultados da avaliação intercalar e afinar as atividades do último ano do projeto, bem como consolidar a estratégia de continuação depois do projeto.

O Pro PALOP-TL ISC tem vindo a promover uma intervenção transversal num quadro de cooperação sul-sul e triangular, pretendendo assim intensificar o intercâmbio de conhecimento, melhores práticas e experiências nos PALOP-TL. Uma especial importância tem sido dada à área do controlo externo e escrutínio público da gestão das finanças públicas, no qual se destaca o estabelecimento de plataformas e-Learning em português para o acesso a informação especializada, inclusive de simplificação da informação fiscal.

Saiba mais na Nota de Imprensa

Endereço

C/O PNUD Cabo Verde, Casa das Nações Unidas
Praia, Ilha de Santiago PO Box 62 Cabo Verde

P: +238 260 9600 F: +238 262 1404

Facebook Pro PALOP | TL ISC