Português PTEnglish (UK)

O Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe Forma Auditores em Fiscalização Concomitante e Sucessiva

São Tomé e Príncipe, 06 de outubro de 2017. Entre o dia 9 de outubro e 24 de novembro de 2017, o Tribunal de Contas de São Tomé e Príncipe irá realizar sessões de formação em Fiscalização Concomitante e Sucessiva destinado a 25 auditores e verificadores do quadro do pessoal efetivo e contratado do Tribunal de Contas. As sessões terão lugar na sala de formação do Instituto Nacional para a Promoção da Igualdade e Equidade do Género entre as 15h30 e às 17h30.

Esta formação enquadra-se no Plano de Trabalho do Tribunal de Contas de 2017, acordado com o Pro PALOP-TL ISC, projeto financiado pela União Europeia, e tem como objetivo o reforço das capacidades dos auditores e técnicos do Tribunal, no sentido de conduzirem missões de auditoria de seguimento que resultem no melhor acatamento e cumprimento das recomendações formuladas pelo Tribunal, bem como na fiscalização da aplicação dos termos dos contratos e atos em curso, de que é parte o Estado.

A formação está distribuída em 12 módulos nos quais são abordados aspetos do âmbito geral como a consagração constitucional e legal do Tribunal de Contas; competências e mecanismos de controlo instituídos; e, detalhes sobre o processo jurisdicional no Tribunal de Contas. De forma mais específica os módulos recaem em matérias mais específicas como as démarches e procedimentos a aplicar nas missões de verificação relacionadas com a fiscalização concomitante e prévia; conceitos-base aplicáveis a abordagem macroeconómica da Conta Geral do Estado e do seguimento do processo orçamental; consolidação de conhecimentos contabilísticos necessários à condução de auditorias; auditoria financeira, de conformidade, operacional e integrada; auditorias de follow up e o cumprimento das recomendações por parte das entidades públicas.

No final da ação, espera-se que os formandos estejam melhor preparados para a fiscalização concomitante da execução orçamental, para a realização de auditorias temáticas no quadro da análise da Conta Geral do Estado e da emissão do Parecer.

Saiba mais AQUI na Nota de Imprensa

Endereço

C/O PNUD Cabo Verde, Casa das Nações Unidas
Praia, Ilha de Santiago PO Box 62 Cabo Verde

P: +238 260 9600 F: +238 262 1404

Facebook Pro PALOP | TL ISC