Português PTEnglish (UK)

Seminário de Capacitação da Administração Parlamentar

Luanda, 20 de Outubro de 2016. Cerca de 150 técnicos da Assembleia Nacional de Angola, (ANA) incluindo o senhor Secretário-Geral da ANA, Dr. Pedro Neri, participaram no Seminário de Capacitação da Administração Parlamentar sob o tema Administrações Parlamentares nos Tempos Atuais, organizado pelo Pro PALOP-TL ISC, no dia 18 de Outubro de 2016, a pedido da ANA, aproveitando a presença em, Luanda, da Unidade de Gestão do Pro PALOP-TL ISC, nomeadamente, a Especialista Parlamentar Sénior, Prof. Doutora Elisabete Azevedo-Harman, e do Chefe e Gestor do Pro PALOP-TL, Dr. Ricardo Godinho Gomes, no âmbito do II Grupo de Trabalho de Alto Nível de Comissões Parlamentares Orçamentais dos PALOP e de Timor-Leste, que se realizou na semana anterior.

A ação de capacitação, que teve lugar na Sala Multiusos da ANA, teve como principais objetivos a familiarização com a evolução recente dos parlamentos; a discussão sobre as especificidades dos parlamentos e as consequências e desafios para o pessoal e administração parlamentar; e ainda, a familiarização com os instrumentos de capacitação do Pro PALOP-TL ISC, nomeadamente, o 1º Módulo, “Parlamentos na Prática – uma Introdução” disponíveis na plataforma AGORA.

Após a intervenção da Prof. Elisabete, o debate teve várias sessões de perguntas que gerou entre todos um ambiente de diálogo e troca de experiências entre os participantes. O Gestor do Projeto demonstrou as várias ferramentas disponibilizadas pelo Pro PALOP-TL ISC, online a título gratuito em várias áreas de formação.

Para além deste seminário a especialista parlamentar reuniu individualmente com as várias unidades orgânicas da ANA e, com a orientação do Senhor Secretário Geral, estabeleceu o calendário de colaboração para 2017 entre o projeto e a Assembleia Nacional de Angola, no quadro do Plano de Trabalho Anual do Pro PALOP-TL ISC para Angola.

Os parlamentos têm em todo o mundo testemunhado, e sido também, atores de grandes mudanças sociais e políticas. Nos últimos anos os parlamentos têm enfrentado o desfio de acomodar rapidamente novas funções adicionais às três funções tradicionais: legislar, fiscalizar e Representar.

O contexto atual traz mais funções, mais exigências e mais interação com o mundo não parlamentar. Neste sentido, a administrações e o pessoal parlamentar são fundamentais para poder acompanhar e conduzir os parlamentos com sucesso a este futuro que já começou não perdendo de vista a especificidade e a complexidade única dos parlamentos em relação a todas as outras instituições.

Fotos do Seminário disponíveis no Álbum Facebook

Endereço

C/O PNUD Cabo Verde, Casa das Nações Unidas
Praia, Ilha de Santiago PO Box 62 Cabo Verde

P: +238 260 9600 F: +238 262 1404

Facebook Pro PALOP | TL ISC