Português PTEnglish (UK)

Formação sobre os Sistemas Informatizados de Gestão das Finanças Públicas na Guiné-Bissau

Bissau, 13 de junho de 2017. O Ministério de Economia e Finanças da Guiné-Bissau, através da Direção Geral de Orçamento (DGO), promove duas ações de formações sobre os Sistemas Informatizados de Gestão das Finanças Públicas, designadamente o SIGFiP (sistema informático de gestão integrado das finanças públicas) e o SIGRHAP (Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Humanos da Administração Pública). Esta ação enquadra-se no âmbito do Projeto "Reforço das Competências Técnicas e Funcionais das Instituições Superiores de Controlo (ISC), Parlamentos Nacionais e Sociedade Civil para o controlo das finanças públicas nos PALOP e em Timor-Leste" (Pro PALOP-TL ISC).

A Formação iniciou-se ontem, 12 de junho e decorre até dia 17, e destina-se aos quadros internos do Ministério de Economia e Finanças, nomeadamento da DGO e da Inspeção Geral das Finanças (IGF), e têm como objetivo reforçar as capacidades de fiscalização e controlo interno da IGF, e por outro lado, contribuir para melhorar a acessibilidade, a publicidade, a regularidade e a abrangência dos documentos orçamentais produzidos pelo Executivo aos demais atores do Sistema de Gestão das Finanças Públicas.

O Sistema Informático de Gestão Integrado das Finanças Públicas (SIGFiP) – é um sistema de referência para o registo e o seguimento das operações orçamentais, permitindo ainda a consulta dos dados ao longo da execução orçamental, e inclui entre outros, o Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Humanos da Administração Pública, o SIGRHAP e o Sistema Integrado de Gestão Pública, o SIGEF, além da intranet.

O Sistema Integrado de Gestão dos Recursos Humanos da Administração Pública (SIGRHAP) –  é utilizado para fazer a gestão dos recursos humanos, nomeadamente no processamento de salários, controlo de assuidade e pontualidade, entre outros. 

A modernização das finanças públicas através das ferramentas de gestão e dos modernos métodos de trabalho é um dos principais desafios do Ministério de Economia e Finanças, e, neste contexto, um importante passo será dado com a optimização dos sistemas informáticos da administração financeira do Estado existentes a nível interno como o SIGFIP, permitindo assim a sua integração com outros sistemas existentes a nível nacional, caso do Sistema de Gestão das Receitas do Estado, designado de SIDONIA ++.

Veja mais fotos da formação no facebook do Pro PALOP-TL ISC

Endereço

C/O PNUD Cabo Verde, Casa das Nações Unidas
Praia, Ilha de Santiago PO Box 62 Cabo Verde

P: +238 260 9600 F: +238 262 1404

Facebook Pro PALOP | TL ISC